TOQUIANOS E AMIGOS DO TOC - TEATRO ÓPERA CABARET
Estamos trabalhando para fazer do nosso blog uma central de informações, um forum do humor, especialmente no Stand up comedy.
O que é Stand up comedy? Tradução literária: humor em pé.
Mas não basta só uma tradução literária, para definir esta modalidade de se fazer humor. Para entender melhor, temos que voltar as origens, o começo, quando os cômicos europeus e, posteriormente, os norte-americanos, que difundiram mundialmente este tipo de humor, faziam delirar as plateias dos locais temáticos do começo do século passado.
Eram muito comuns, a existência de locais noturnos com banda ao vivo, shows de artistas famosos e emergentes, dentre eles os humoristas que vestidos elegantemente de smoking, em frente a um microfone, faziam delirar o público presente. Estes locais muitas vezes eram chamados de: Cabaret, Ópera Cabaret, Caffé Cabaret, Cabaret Caffé, ou outro nome qualquer; mas que ofereiciam não só um local onde jantar ou beber, mas um local onde se dançava e se assistiam shows de vários gêneros, enfim, um local de encontro da sociedade benestante da época.
Os cômicos se apresentavam então com suas piadas e seus textos críticos, irónicos, sarcasticos, falando de vários temas do quotidiano social, político, religioso e pessoal.
Mas o que caracteriza realmente o stand up comedy, não é só estar em pé e vestido normalmente, mas o texto, que como dissemos acima, é escrito em forma de "crônica" crítica, irônica, sarcastica sobre qualquer argumento humano, animal ou mineral, de hoje, de ontem e de amanhã. Digo o texto, porque não considero stand up comedy, quando o comediante se apresenta exclusivamente contando piadas, mesmo que esteja em pé vestido normalmente. Isto é ser piadista, contador de anedotas, mas não é stand up comedy.
Deste modo podemos dizer que, se uma pessoa entra no palco caracterizado por um personagem qualquer, mas faz um texto como descrito acima, então, está fazendo stand up comedy? A resposta é sim. Podemos concluir que, o cômico pode escolher como falar a sua "crõnica do riso", mesmo fugindo do padrão conhecido como tal. Não importa a forma, o que importa é o conteúdo.
Aqui faço uma pausa, e deixo aberto o diálogo sobre este assunto. Deixo a palavra aos nossos frequentadores para concordar ou discordar da minha opinião sobre o argumento do que é stand up comedy.
Um grande abraço a todos.
José Sarubby
Criador e diretor do TOC - Teatro Ópera Cabaret
